20 de dezembro de 2008

10 de dezembro de 2008

Blá, Blá

Tinha previsto realizar uma viagem, mas não foi possível devido a ínumeras razões, tenho gozado os dias de férias da melhor forma possível, descansando, comendo e dormindo.
A propósito das festas que se aproximam, devo dizer que não gosto nem do natal nem do ano novo.
Comprei algumas prendas, mas devo confessar que o espírito destas festas não se adequam particularmente ao meu feitio. Parece que existe uma obrigação em dar prendas e desejar tudo de bom, porque é natal. Se aproveitássemos este espírito para o aplicar durante o ano inteiro garanto que seríamos muito mais felizes.

Já fui presenteada com uma prenda de natal, um livro do prémio nobel da literatura deste ano, LeClézio, mais concretamente O processo de Adão Pollo, ainda não o começei a ler, no entanto, agradeço o carinho demonstrado e aproveito para mandar um grande beijo do tamanho do mundo a quem mo ofereceu Para ti Um Muito Obrigada do fundo do meu coração.
Por falar em prémio nobel, assisto neste momento em que actualizo o blog a um documentário sobre José Saramago na RTP1.
Como já referi num post anterior nunca li nada deste escritor, embora tenha visto o filme O ensaio sobre a cegueira baseado no romance com o mesmo título.
Bom, até agora do vi e ouvi estou a gostar bastante, mostra-nos um ser humano fragilizado pela doença, emotivo e consciente do seu estado, discursa sobre a morte e a vida, de entre os intervenientes saliente-se Pilar del Rio, Sousa Lara, entre outros.
Quem se interessar por José Saramago, existe neste blog um link para a página pessoal do escritor.

Um livro que gostei muito e que foi adaptado para televisão numa série com cerca de 20 episódios é Equador de Miguel Sousa Tavares, vai estrear no próximo dia 21 de Dezembro na TVI. De início, aquando o livro foi editado e me falaram nele torci o nariz, pensei Ok, um jornalista a escrever um romance não tenho absolutamente nada contra os jornalistas pois tenho uma amiga jornalista C. não leves a mal. Depois ofereceram-me o livro e começei a lê-lo e a surpresa foi enorme. Resta saber se a série será tão boa quanto o mesmo, aguardemos pela estreia que está quase a aconteçer. Muitas das cenas foram gravadas em Portugal, São Tomé e Príncipe, Brasil e Índia, o que se advinha que as imagens e os cenários serão deslumbrantes, presumo. Uma série feita por portugueses e para portugueses.

3 de dezembro de 2008

Divagações

Fui ver à cerca de uma semana o Filme Ensaio sobre a cegueira de Fernando Meireles e baseado no livro de José Saramago.
Devo dizer que gostei do filme embora o achasse estranho, como não li o romance não fazia ideia ao que ia, no entanto, fiquei com curiosidade de ler a versão escrita.
A estrear brevemente nos cinemas e que tenho curiosidade de ver, o filme A Duquesa, baseado na vida da Duquesa de Devonshire, Georgiana Spencer (familiar distante da princesa Diana), tem como protagonistas principais Keira Knightley e Ralph Fiennes.
Ando com muita vontade de ler um livro que de romance não tem nada, pelo contrário, é de gastronomia, foi lançado à pouco tempo e que nos nossos metiers, é designado de novidade o novo livro de Jaimie Oliver Jaimie Oliver regressa à cozinha.
Foi com alguma admiração e entusiasmo que li que vai ser lançada em DVD amanhã a terceira temporada da Anatomia de Grey, embora por exemplo em Espanha já esteja disponível à pelo menos um ano. Este pack de 7 DVD´s, creio, custa perto de 50 euros, carote não é?