21 de setembro de 2008

Antuérpia


Beguináge de Antuérpia
Foto retirada de: www.antuwerpen.be


Da Bélgica, conheço 4 cidades: Bruxelas, Antuérpia, Bruges e Gand. A 1ª não me cativou, as 3 últimas (Flandres), muito. Comumente a língua utilizada na Flandres é o flamengo, o francês é utilizado na Valónia. Existe uma rivalidade enorme entre estas duas regiões que se nota na utilização da língua. Não se deve falar em francês com os flamengos pois consideram um ultraje. Ou se sabe flamengo ou então a melhor forma de se comunicar é em inglês.
Antuérpia, é uma cidade fantástica. Capital da lapidação dos diamantes, facilmente encontramos judeus ortodoxos, os homens vestidos de preto e as mulheres com cabeleira postiça, curioso elas terem que rapar o cabelo e eles terem que deixar crescer a barba. A maior parte dedica-se ao comércio de diamantes. A cultura judaica sempre me cativou, ainda mais quando visitei em Toledo a antiga sinagoga e respectivo museu. Já em Amesterdão parei para adimirar a sinagoga dos portugueses, de suster a respiração. Pensava muitas vezes o que seria hoje em dia Portugal se os judeus não tivessem sido expulsos, não temos sinagogas para vistar e admirar, mas antigas judiarias, é bom não esquecer que a cultura portuguesa assenta marcadamente na cultura judaica-cristã.
Mas voltando a Antuérpia:
O património histórico é riquissímo, as casas fantásticas, as igrejas igualmente, muitas delas com pinturas de Rubens.
A Groet market (praça central), impressionante com a não menos famosa fonte de Brabo; a casa de Rubens (Rubenshuis); a Igreja de São Paulo (séc. XVI); a Catedral de Nossa Senhora (séc. XIV); a Igreja de São João (onde está sepultado Rubens, datada do séc. XV).
Os museus, de salientar o Museu Plantin-Moretus (instalado numa casa do séc. XVI, é dedicado à imprensa que remonta aos séc. XV e XVI, Plantin era o tipógrafo mais conhecido, uma das preciosidades é uma Bíblia de Gutenberg); Museu Koninklijk (onde estão expostas obras de Rubens, Van Dyck, Jordaens, René Magritte, Paul Delvaux, Tissot,Van Gogh, entre muitos outros)
A béguinage de Antuérpia merece uma visita obrigatória. As Béginages são compostas por um conjunto de edifícios utilizados pelas beguinas. De inspiracão católica e datadas do séc. XII, encontram-se em várias cidades belgas, assim como na Holanda, França e Alemanha.
Na Flandres durante a idade média, existiam mais mulheres que homens, consequência de doenças, de guerras e das cruzadas. O facto é que existiam muitas viúvas e raparigas solteiras. Não se podiam tornar freiras, porque não dispunham de um dote para entrar num convento, para evitar que caíssem em tentação - mendigagem ou prostituição - criaram-se as Béguinages.
As Beguinas como eram conhecidas, levavam uma vida semi-religiosa, não eram consagradas nem tinham pronunciado os votos. Mais livres que as freiras, podiam deslocar-se de Béguinage em Béguinage, tinham ao seu dispor capelães e confessores e uma igreja ou capela no recinto da Béguinage.
Quanto a divertimento, esta maravilhosa cidade é um oásis. Pubs acolhedores, cafés e muito mais.
Vale a pena visitá-la!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ena ena a minha coleguinha está tão bem informada que tenho de a convocar para uma visita guiada.... :)

Sónia

Anónimo disse...

O melhor do mundo para nos fazer felizes são os amigos e é por existirem amigas como tu que existem pessoas felizes como eu, agora sei porque o mar ficou salgado foste tu quem levou a sua doçura... lembra-te a vida é como uma peça de teatro por isso chora, ri, canta e dança o mais que puderes... antes que a cortina se feche e a peça termine, todos merecem ter uma amiga tão boa quanto tu...
_______♥♥♥♥♥♥♥________________________ _____♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥_____________________ ___♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥_________________ __♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥____♥♥♥♥♥♥♥ ____♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥_♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥____ __♥♥♥♥♥♥PARA♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥___ __♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥___ ___♥♥♥♥♥ANOSSA♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥___ ____♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥___ ______♥♥♥♥♥ISABEL♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥___ ________♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥____ __________♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥______ ____________♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥_______ _____________♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥_________ _____________♥♥♥♥♥♥♥♥♥_____________ _____________♥♥♥♥♥♥_________________ ____________♥♥♥♥_________________
..............a..............a
.............aaa...........aaa
............aaaaaaaaaaaaaaaa
..........aaaaaaaaaaaaaaaaaa
..........aaaaa♥aaaaaaa♥aaaaa
..........aaaaaaaaa♥aaaaaaaaa
...........aaaaaaaaaaaaaaaaa
.............aaaaaa aaaaaa
.............aaaaaaaaaaaaaa
.a.........aaaaaaaaaaaaaaaa
.aaa.......aaaaaaaaaaaaaaaaaa
.aaa......aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
.aaa.....aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
.aaa....aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
.aaa...aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
..aaa..aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
..aaa...aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
...aaa...aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
....aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
.....aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
beijocas fofas
miau...
Ps. mi liga vai... a vida sem amor é como uma caixa de bombons... vazia.